Cálculo trabalhista é a conta que se refere aos valores que envolvem uma rescisão de contrato de trabalho. Dessa forma, é essencial que odepartamento pessoal conheça os direitos do trabalhador para que todos os valores devidos sejam pagos corretamente. Assim se evita a possibilidade de futuros processos trabalhistas. Porém, para que o cálculo trabalhista seja feito da forma correta é necessário conhecer os tipos de cálculos e as remunerações que fazem parte dos direitos do trabalhador. O cálculo trabalhista é um processo bastante complexo e que demanda muita atenção e preparo dos profissionais que irão cuidar dessarotina.
Por esse motivo, é necessário se planejar dia a dia para que tudo seja executado da forma correta.
Para ajudar a sua empresa diante desse desafio, preparamos um passo a passo para que o seu departamento pessoal realize o cálculo trabalhista dos colaboradores corretamente.
Conheça abaixo quais os cálculos trabalhistas essenciais.
- Saldo de salário;
- Cálculo de aviso prévio;
- Pagamento de férias;
- Recebimento de férias proporcionais;
- Pagamento do 13° salário;
- Recolhimento do FGTS;
- Multa sobre o FGTS;
- Adicional noturno;
- Pagamento de horas extras;
- Desconto do IRPF;
- Desconto do INSS.
Cada um desses itens necessita de um cálculo específico e logo abaixo falaremos sobre cada um deles, exemplificando e sinalizando como devem ser feitas as contas.
Este tema sempre teve relevância, porém com O anúncio do tribunal regional do trabalho da 9° região, com a adoção de um sistema automático de cálculos judiciais. Tais cálculos serão avaliados criteriosamente pelos juízes, onde o valor no final da ação, não poderá variar tanto!!!
ENTRE EM CONTATO CONOSCO PARA MAIORES INFORMAÇÕES